Siga-nos nas redes sociais

Os 4 maiores erros na gestão de condomínio

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a gestão do condomínio exige muita responsabilidade, dedicação e trabalho.

Muitas vezes, por falta de tempo e conhecimento, podem ser cometidos alguns erros na gestão do condomínio que podem trazer mais despesas que poupanças.

Apresentamos de seguida os 4 maiores erros na gestão de condomínio.

 

1 –Foco no preço

Por falta de conhecimento do trabalho envolvido e por pensar que é uma poupança que se está a fazer, deixamos a gestão de condomínio a cargo de um ou mais moradores do edifício. Mas já se perguntou se tem disponibilidade de tempo para dedicar a esta tarefa? Está disponível para ter que lidar com a empresa de limpeza, manutenção de equipamentos, saber se está a cumprir as normas de segurança ou outros requisitos técnicos ou legais?

2 – Não fazer manutenção preventiva

Outro grande erro na gestão de condomínio passa pela resolução apenas da avaria dos equipamentos, sejam eles ar-condicionado, painéis solares, iluminação, sistemas de segurança (como portas corta fogo ou sistemas de alarme e combate a incêndios), ventilação de segurança de caves entre outros, quando uma análise antecipada dos mesmos (manutenção preventiva) poderia poupar dinheiro e evitar a indisponibilidade dos equipamentos. Acima de tudo a gestão técnica do edifício tem como propósito a valorização do património dos condóminos e implica o investimento atempado  para evitar despesas adicionais e desnecessárias.

3 – Contratação de serviços “amadores”

Porque muitas vezes, na hora de escolher o melhor prestador de serviços na área de condomínios o foco está, mais uma vez, no preço, acabamos por preferir o serviço mais barato e amador em vez de uma empresa profissional, com conhecimento das melhores práticas e com acesso aos melhores fornecedores de serviços.

4 – Falta de comunicação

Outra situação que pode gerar problemas entre condóminos e gestão de condomínio é a falta de comunicação e transparência nas ações e opções escolhidas que podiam ser evitadas recorrendo a um serviço profissional e com know-how que tem experiência em lidar com os mais variadas situações do dia a dia e conhece as melhores práticas da gestão de condomínio.

 

Prefira sempre serviços profissionais, que lhe dão a garantia de cumprimento de todos os requisitos técnicos e legais, garantem a manutenção dos vários equipamentos do edifício e que conhecem as melhores práticas de gestão de condomínio pois o que pode parecer uma despesa, no futuro será uma enorme poupança (monetária e não só!)

 

Conheça os serviços que a WSpaceFM tem para lhe oferecer na área de Operação e Manutenção de Edifícios – Facility Management.

 

Partilhe